Desviado financiamento dos centros escolares de Alfeizerão e Turquel
15-07-2011 |
A Câmara Municipal de Alcobaça (CMA) decidiu "reprogramar" o financiamento dos centros escolares de Alfeizerão e Turquel.
Em causa está a necessidade de transferir os financiamentos comunitários, anteriormente aprovados para essas duas vilas, para os complexos educativos de Alcobaça e Benedita, cujas obras se encontram na fase final.
A medida permite, ainda, à Câmara de Alcobaça entregar cerca de 10 milhões de euros à empresa municipal "Cister Equipamentos, SA" e à entidade bancária que está a financiar as construções e assim assegurar uma "boa execução do QREN" para o município.
Quanto aos valores exactos, o presidente da Câmara, Paulo Inácio, afirma que estes dependem dos critérios do Programa Operacional "Mais Centro".
A Câmara vai candidatar novamente os Centros Escolares de Alfeizerão e Turquel ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
Contudo, a medida mereceu já a crítica da Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto (APESAM), que faz notar as “situações graves das escolas básicas do 1º. Ciclo da freguesia de Alfeizerão (EB1 Casal Pardo, EB1 Casal Velho e EB1 de Alfeizerão), principalmente com a EB1 de Alfeizerão que precisa de obras urgentes (pátio que quando chove parece um lago e as casas de banho muito degradadas)”.
A APESAM reafirma a “emergência da construção do Centro Escolar de Alfeizerão, como forma de garantir as condições mínimas para uma aprendizagem de qualidade dos inúmeros alunos por ele abrangidos”.
Paulo Alexandre
Tags:
Caso entenda que o comentário tem conteúdo impróprio ou que viole, directa ou indirectamente, a política de utilização do Jornal das Caldas, deve deixar a sua mensagem. Agradecemos desde já a sua colaboração |
|
|