
Abriu a 21 de maio, na Zona Industrial das Caldas da Rainha, o restaurante Pinga & Conduto, no mesmo local onde antes existia a Casa dos Grelhados.

Os restaurantes caldenses abriram portas na semana passada, com novas regras na área devido ao surto de Covid-19, mudando assim a disposição das salas e reforçaram as medidas de higienização. Contudo, a maioria queixa-se da falta de clientes e das poucas refeições servidas nesta primeira semana de reabertura.

Com o tempo quente a chegar, numa altura em que o alívio das medidas de confinamento permitiu a reabertura de bares, restaurantes e esplanadas junto à praia, nada melhor do que matar as saudades com um petisco ou cocktail com vista para a lagoa e mar da Foz do Arelho.

A Associação Empresarial dos Concelhos das Caldas da Rainha e Oeste (ACCCRO) entregou, na passada quinta-feira, aos primeiros 15 estabelecimentos comerciais aderentes, um selo com as palavras “Aqui é à Confiança”.

A Câmara Municipal de Caldas da Rainha anunciou que vai proceder à reabertura, a todos os segmentos de produtos, do Mercado de Santana (aos domingos em Alvorninha) e do Mercado Semanal (às segundas-feiras nas Caldas da Rainha), no dia 31 de maio e 8 de junho, respetivamente.

Cerca de sessenta vendedores no Mercado Semanal das Caldas da Rainha à segunda-feira e no Mercado de Santana ao domingo, em Alvorninha, foram à Câmara Municipal pedir a reabertura destes espaços de venda, justificando que estão a passar “por grandes dificuldades económicas” por não terem podido trabalhar ao longo de mais de dois meses.

Na videoconferência via Zoom que decorreu no dia 19 de maio sobre monda em fruteiras, o vereador da Câmara das Caldas, Hugo Oliveira, anunciou que a Feira dos Frutos das Caldas 2020 foi cancelada devido às medidas de segurança impostas para combater a pandemia.

Com o intuito de promover a confiança na segurança biológica de quem procura o comércio tradicional, a Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste (ACCCRO) lança na próxima quinta-feira o selo “Aqui é à confiança”.
O agrupamento de escuteiros 337, das Caldas da Rainha, estara´ no sede do Banco Alimentar do Oeste (BAO), junto à estac¸a~o ferroviária caldense, no dia 23, das 14h30 a`s 17h30, para proceder a` recolha de alimentos para entrega ao BAO.

As clínicas médicas, óticas e consultórios dentários começaram no dia 4 de maio a retomar a sua atividade, que estava em suspenso desde o estado de emergência devido à epidemia da Covid-19.
A atividade tem novas regras sanitárias, com consultas a serem marcadas previamente e os utentes têm de usar máscara antes de serem atendidos pelo médico.

Não foram só os cabeleireiros e os institutos de beleza que reabriram portas, na semana passada, após o fim do estado de emergência no país. Os barbeiros também voltaram ao serviço, mas com um conjunto de regras, entre elas, a utilização de máscaras, óculos de proteção ou viseiras, tanto pelos profissionais como pelos clientes, bem como trabalhar apenas por marcação. Apesar das mudanças, a maioria dos barbeiros caldenses confessa que teve uma semana “cheia de marcações”.

Com os olhos posto na retoma do setor do turismo, o Turismo de Portugal criou o Selo “Clean & Safe”, válido até 30 de abril de 2021, gratuito e opcional, que exige a implementação de um protocolo interno nas empresas que, cumprindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde, assegura a higienização necessária para evitar riscos de contágio e garante os procedimentos seguros para o funcionamento das atividades turísticas.